17 de mai. de 2009

Datas

Morreu
• o último marechal brasileiro, Waldemar Levy Cardoso. Em 48 anos de serviço ativo, Cardoso participou da Revolução Liberal – o levante tenentista ocorrido em São Paulo em 1924 –, da Revolução de 1930, da repressão à Intentona Comunista em 1935 e ainda comandou o 1º Grupo de Artilharia na II Guerra Mundial. Em 1966, foi alçado a marechal, posto que, no ano seguinte, o Exército reservou apenas para tempos de guerra. Em 1969, presidiu a Petrobras. Dia 13, de insuficiência respiratória, aos 108 anos, no Rio de Janeiro.

 

SEG|11|MAI|2009

Hasan Sarbakshian/AP
Libertada Roxana Saberi, a jornalista americana que comprou vinho no Irã e acabou acusada de espionagem

Libertada
• a jornalista americana Roxana Saberi, que havia sido condenada a oito anos de prisão por espionagem em julgamento de um dia em Teerã. Filha de pai iraniano e mãe japonesa, Roxana, de 32 anos, foi repórter free-lancer da BBC e da Rádio Pública americana, mas trabalhava ultimamente como tradutora para um dos aiatolás mais importantes do país. Presa em janeiro por comprar vinho, crime no país islâmico, virou instrumento dos obscuros jogos de poder entre diferentes facções iranianas. A pena de prisão foi modificada, permitindo sua libertação, considerada um indício de boa vontade em relação à política de abertura condicional do governo Obama para com o regime iraniano.

Dennis Cook/AP
Sob nova direção Stanley McChrystal assume o comando do combate ao Talibã no Afeganistão


Nomeado

comandante das forças americanas no Afeganistão o general Stanley McChrystal. Ele substitui David McKiernan, considerado um militar mais afinado com guerras convencionais, um estilo que não está funcionando muito no combate aos militantes fundamentalistas do Talibã. McChrystal, que comanda as forças da Otan no país, embora só americanos e ingleses participem de operações de combate, é formado na escola das chamadas guerras assimétricas. No Iraque, sob seu comando, forças especiais capturaram, escondido num buraco, o ex-ditador Saddam Hussein.

Deportado
dos Estados Unidos para a Alemanha o ucraniano John Demjanjuk, acusado de participar do massacre de 29.000 judeus durante a II Guerra Mundial. Demjanjuk lutou no Exército soviético até ser capturado pelos alemães, em 1942. Treinado pelos nazistas, tornou-se guarda do campo de concentração de Sobibor, na Polônia, um dos mais terríveis centros de extermínio criados pela Alemanha hitlerista. É a sua segunda deportação. Há 23 anos, Demjanjuk foi entregue à Justiça de Israel, onde a condenação à morte acabou anulada por não haver certeza total de que tivesse sido o guarda conhecido como Ivan, o Terrível, em Treblinka, também na Polônia. Aos 89 anos, é pouco provável que reste tempo para enfrentar outro julgamento.

 

TER|12|MAI|2009

Popperfoto/Getty Images
O início da Igreja Anglicana  Henrique VIII e a carta em que pediu a anulação de seu casamento

Revelada
carta em que a nobreza inglesa pediu a anulação do casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão. Endereçada ao papa Clemente VII em 1530, ela ficou guardada por quase cinco séculos no arquivo secreto do Vaticano, mas a história é uma das mais conhecidas do mundo. Henrique VIII queria se casar com Ana Bolena e, diante da recusa do papa em ceder à anulação sem fundamentos, ele rompeu com Roma e fundou sua própria igreja, a Anglicana. A carta impressiona pelo seu conteúdo e pela forma, com 85 sinetes de nobres e clérigos apoiando o pedido do rei. Para colecionadores interessados, o Vaticano vai vender 199 cópias do documento, ao preço equivalente a 150 000 reais cada uma.

Detectada
nova recidiva do câncer do vice-presidente José Alencar, de 77 anos. Os médicos encontraram sinais de múltiplos tumores na cavidade abdominal, mas descartaram submetê-lo a nova operação. Alencar fez nove cirurgias em doze anos. Desta vez, será tratado apenas com quimioterapia.

 

QUI|14|MAI|2009

Condenado
a 21 anos de prisão por homicídio o goiano Mohammed D’Ali Carvalho dos Santos, que esfaqueou e esquartejou a inglesa Cara Burke, de 17 anos, em julho. Ele fotografou no celular partes do corpo, jogadas em um córrego. Preso, alegou que a jovem, a quem havia conhecido na Inglaterra, havia ameaçado contar à sua família que ele fumava crack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário