11 de mai. de 2010

michel laurence

DUNGA FOI COERENTE





Não levou quem ele não queria levar.
Agora ele é o responsável por tudo o que vai acontecer daqui para frente.
Eu espero sinceramente que a maneira dele pensar seja a correta e que ele obtenha o resultado que todos os torcedores esperam.
É evidente que sempre vai haver uma grande diferença entre aquilo que um técnico pensa e o que pensam torcedores e jornalistas.
Tanto assim que o único técnico que conseguiu agradar a “quase” todos foi João Saldanha, que coincidentemente era jornalista e torcedor ferrenho do Botafogo.
Na coletiva em que anunciou a convocação, Dunga tentou apaziguar as diferenças entre entrevistados e entrevistadores, mas as ponderações do técnico sempre foram inúteis.
Ele apelou para o nacionalismo como se os que o criticam não torcessem pelo Brasil como País ou pela seleção.
Ele tentou explicar a não convocação de alguns jogadores dizendo que Neymar e Ganso não foram testados. Realmente não o foram porque ele não os chamou quando teve oportunidade como, por exemplo, no amistoso contra a Irlanda.
E explicar que outros como Adriano tiveram todas as oportunidades do mundo para se firmarem e não corresponderam.
Ora, todo mundo sabia, inclusive o próprio Adriano, que ele está atravessando uma fase cheia de problemas na sua vida particular, mas em momento nenhum Dunga tentou explicar se Adriano não cabia taticamente na equipe.
Estou falando isso, porque Grafite o convocado em substituição a Adriano, não tem sequer uma característica de jogo parecida com a maneira de Adriano jogar. Não estou dizendo que Grafite é mau jogador, estou dizendo que um jogador com as características de Adriano vai fazer falta a seleção.
Assim como na minha opinião, jogadores como Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e um goleiro como Rogério Ceni – no lugar de Doni que não joga pela Roma há muito tempo – vão fazer muita falta na hora em que for preciso colocar a casa em ordem.
Finalmente na sua argumentação que tenho que louvar porque apesar de me lembrar alguns dos meus professores ditatoriais, Dunga citou a doação de Daniel Alves que tem sido testado em outras posições que não a sua para o treinador tentar sanar deficiências da equipe. É evidente que o jogador só poderia responder como respondeu “que ele estava ali para colaborar”.
Agora, Dunga não perguntou a um Hernanes que não está sendo levado se ele estava de acordo em perder uma vaga que poderia ser sua em favor de um companheiro que não é um especialista da posição. Ou ao esquecido Roberto Carlos se ele se importava com a mesma coisa.
Ele sempre afirmou que não podia convocar quem não estivesse jogando no seu clube, mas durante a convocação ele afirmou que o jogador para ser convocado não precisava estar jogando porque ele já o havia testado e sabia o que podia render.
E se o jogador em questão estiver com problemas, e se ele estiver barrado por deficiência técnica.
Juro que eu gostaria de estar escrevendo agora que o Dunga finalmente provou ser um grande técnico porque sempre me vem a memória do jogador que conheci superficialmente jogando pela seleção em 1989, e que me pareceu um homem inteligente e integro.
Acho que Dunga vai ter que gritar “shazam” e se transformar no Capitão Marvel para suportar toda a guerra que vai enfrentar daqui até o resultado que alcançar.
Torço como sempre torci para que a seleção traga o título e que Dunga possa provar que quem estava certo era ele, contra pelo menos 60 milhões que acham que ele está errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário