13 de mai. de 2010

deu no GLOBO


Zangado na cabeça



De Renato Maurício Prado:

Mestre, Feliz, Soneca, Atchim e Dengoso se danaram. Na lista de Dunga, deu Zangado na cabeça. O técnico ignorou solenemente os apelos de um país inteiro por Ganso e Neymar, os meninos-prodígios do Santos, e repetiu a insossa convocação do último amistoso, contra a Irlanda, optando por Grafite no lugar de Adriano — substituição que, aliás, já fizera, durante o amistoso.
O que mais me incomoda nesta escolha do técnico é a óbvia superposição de nomes que poderiam ser substituídos por jogadores mais talentosos, como os moleques travessos da Vila Belmiro. Um exemplo? Dou vários.
Os dois laterais-esquerdos, Gilberto e Michel Bastos, jogam no meio-campo em seus clubes. E também Daniel Alves pode ser utilizado por ali. Não dava pra tirar um dos apoiadores da lista?
O mesmo acontece em relação aos quatro volantes: Ramires, Elano e até Júlio Baptista já atuaram à frente da zaga. Não poderiam ser reservas eventuais do setor?
Em resumo, com tantos jogadores polivalentes e praticamente iguais, não seria muito mais produtivo abrir mão de dois deles para incorporar ao time o talento e o frescor desses garotos que estão gastando a bola e encantando o Brasil?
Dunga perdeu uma excepcional oportunidade de acrescentar à determinação do seu grupo, indiscutivelmente vencedor, algo que, apesar dos bons resultados, ele ainda não mostrou e pode fazer muita falta na Copa da África: doses maciças do mais puro talento do futebol brasileiro.
Os amantes da transpiração que me perdoem, mas inspiração continua a ser fundamental.
QUE TIJOLÃO! Em determinada parte de sua longa entrevista, após a divulgação da lista, Dunga explicou que os convocados foram construindo suas histórias na seleção "tijolinho por tijolinho". Diante de tal afirmação, resta pedir a inclusão imediata de Grafite no Guiness Book dos Recordes. Ele é, com certeza, o pedreiro mais rápido da história. Ergueu uma catedral em poucos minutos de um jogo só...
SÍNDROME DE 94. Já escrevi isso aqui, faz tempo, mas, diante da convocação final, vale a pena voltar ao tema: se Kaká se machucar, não tenho a menor dúvida de que Dunga e Jorginho armarão, com Daniel Alves (fazendo às vezes de Mazinho), um meio-campo bem ao estilo daquele que foi campeão em 94 e era formado por Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho — sem um meia-armador de verdade sequer.
A dupla adoraria provar que o título nos EUA não foi fruto isolado do talento excepcional de Romário (muito bem coadjuvado por Bebeto). Jorginho chegou a dizer, ontem, durante a entrevista, que se os repórteres se dessem ao trabalho de rever os tapes das partidas da Copa nos EUA, constatariam que "as principais jogadas daquela seleção de Parreira saíam dos pés de Dunga".
Então, tá...
POETA CALADO. As intervenções de Jorginho, aliás, foram tristes; algumas delas constrangedoras. Apelando para o batido (e equivocado) discurso que mistura patriotismo com esporte, ele chegou a atrelar o sucesso profissional da imprensa esportiva às vitórias da seleção! Perdeu grande oportunidade de permanecer em silêncio...
HARAQUIRI. A exclusão de Adriano (fora até da lista dos sete "reservas") estava na cara. Com o discurso permanente de Dunga, garantindo que não repetiria os erros de 2006, seria absurdo relacionar alguém com um comportamento profissional e pessoal tão instável. Foi o próprio Imperador quem se afastou da Copa. E caminha, a passos largos, para enterrar sua carreira.
E O TORÓ? Se a atitude em relação a Adriano foi correta e coerente, o mesmo não se pode dizer da insistência com Kleberson, que não tem conseguido se firmar como titular nem no Flamengo — muitas vezes barrado por Toró! Precisa dizer mais?
CONVOCAÇÃO DIVINA. Alvíssaras! Na lista dos sete que complementam os 30 nomes que serão enviados à Fifa, enfim, surgem os nomes de Ganso e Ronaldinho Gaúcho. Como não há nenhum outro jogador de meio-campo na relação, se alguém do setor se machucar durante os treinamentos...
Sem querer secar ninguém em especial, lembro apenas que, historicamente, é nessas horas que Deus costuma dar uma mãozinha...
CABEÇA NO PÉ. Como estará psicologicamente Adriano para o jogo decisivo de hoje, contra o Universidad de Chile, pela Libertadores? Será que o Imperador entrará em campo? De corpo e alma?
TRISTES RECORDAÇÕES. Guto Graça, revoltado, dispara por e-mail: "Nunca vi tanto Elzo e Zé do Carmo juntos no nosso meio-campo..."
JOGO DO BICHO. Não deu Ganso, nem Pato. O que deu na cabeça? Ah, deixa pra lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário