8 de mai. de 2010

blog do barreira


           Marina  chega aos 15%, o que derruba 
            José Serra e  garante o segundo turno 

            Os incautos leitores dos três grandes jornais brasileiros, traiçoeira e sistematicamente desinformados por eles, vão se surpreender com as próximas pesquisas, as primeiras de maio e sem Ciro Gomes. Nelas, Marina Silva, mesmo com as inevitáveis manipulações, vai aparecer já muito próxima dos 15% na preferência do eleitor.
            As duas conseqüências importantes e invitáveis deste fato são: a- haverá segundo turno, e  b- a candidatura de José Serra pode entrar em parafuso. Por isso, desesperadamente, a mídia serrista tenta congelar Marina. Não podem criticá-la, porque  seria promovê-la, então silenciam, o que corresponde à forma covarde de exercer a censura a partir de uma situação de monopólio ou oligopólio.
            Como já dissemos neste blog, pelo menos três vezes nos últimos dias, a candidata verde  herda a maioria dos votos do excluído Ciro Gomes. Isto  ficara claro nas últimas pesquisas de abril, quando já se sabia que o socialista ex-tucano não conseguiria sustentar sua candidatura.
            Num segundo momento, Marina vai  começar a avançar sobre os votos de Serra e, consciente disso, oportunista, ela  adota um discurso que desfigura totalmente sua biografia e, por ventura, sua alma. Discurso este que  só não é igual ao de Serra, porque é mais tucano do que o de Serra.
            Os verdes sabem que não disputam votos com  o lulismo e sim  com os tucanos, com quem pretendem dividir o voto da parte conservadora da classe média, modernizada na liberação sexual, mas socialmente tão antiquada e egoísta como sempre.
             A candidatura do verde  Fernando Gabeira, no Rio, é um retrato disso: campeão de votos em Ipanema, ele vai perdendo substância à medida em que caminha para os subúrbios cariocas  e para a Baixada  Fluminense,  onde  se concentra a maioria dos excluídos ou mal remunerados, um reduto eleitoral do lulismo.
            Veja a evolução dos votos de Marina, na média dos principais institutos de pesquisa: setembro, 3%; dezembro, 8%;  fevereiro e março, 8%, e  abril 10%.


Montenegro, o rei da trapaça, prepara o golpe


            Carlos  Augusto Montenegro, dono do IBOPE e hiper manipulador de pesquisas já começou a preparar o terreno para forjar resultados. Desde ontem  (sexta-feira), ele vem deixando vazar “sutilmente” para  os principais colunistas políticos que José Serra já estaria dez pontos na frente de Dilma, o que não só consolidaria definitivamente sua candidatura como  o colocaria na posição de favorito e de principal herdeiro dos votos do excluído Ciro Gomes.
            A outra preocupação dos manipuladores é, até onde for possível sem risco de desmoralização ou de sofrer  queixa crime,  “segurar” Marina Silva numa faixa inferior aos dez por cento, para que não se perceba que ela é quem  é a principal herdeira dos votos de Ciro, o que representa um desastre para Serra. Há dois dias, Montenegro encontrou-se, num badalado restaurante  do Rio, com Clarissa Matheus, filha do ex-governador Garotinho. Então, espalhafatoso, o homem do IBOP dizia para quem quisesse ouvir que se Marina ficar abaixo dos 10 por cento,  não haverá segundo turno.
            Por essas  e por outras, na semana passada  Ciro Gomes disse à Rede TV  que  “Montenegro é capaz de vender a própria mãe”. Mas veja na matéria logo aí abaixo, como  e por que os institutos manipulam suas pesquisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário