28 de jul. de 2009

TELMO MARTINO


música local

Li que vão lançar um dvd do Luiz Gonzaga. Não vou comprar. Ele era músico que queria todo o espaço para sua vaidade sonora. A primeira vez que estive com ele também foi a última.

Nas minhas noites de adolescente metido a chique fui, sem gastar um tostão, ao Golden Room do Copacabana Palace com um amigo que tinha morado lá com a mãe durante um longo tempo! Barulhento como ele só, Luiz Gonzaga se sentia dono do Brasil! Uma moça da mesa ao lado me pediu para não aplaudir senão ele nunca pararia de tocar. Pedi o mesmo para a moça da mesa ao lado.

Nós queríamos o Golden Room para dançar! Eu imitando Fred Astaire e minha amiga imitando - se possível - Jane Powell! A última vez que estive no Golden Room foi no casamento de um sobrinho. Não voltei mais. Assumi, definitivamente, minha pobreza...

* * *


cupins de woodstock

É claro que o mundo se lembra daquela bagunça roqueira que aconteceu em Woodstock. Pois toda aquela zoeira musical está completando 40 anos de idade!

Se aqueles garotos tivessem conseguido emplacar universalmente seu estilo de vida, teriam voltado à Idade da Pedra! Eles pregavam a liberdade total. Ninguém era de ninguém. Tudo era de todo mundo. Sexo? Só grupal. E para que cortar cabelo, tomar banho ou trocar de roupa? Só se esqueceram de que alguém tinha que pegar no pesado, como lavar os pratos, botar o lixo para fora, pagar a conta de luz, etc.

A caretice derrubou Woodstock e eles foram todos ser corretores da Bolsa ou funcionários de banco. "Bem feito!", gritaram os vingativos.


* * *

meu portugal tão querido

Maria Adelaide Amaral é um dos motivos que me fazem gostar tanto da terra de minha chic-chic vovó Margarida. Quando era casada com um brazuca que cozinhava, ela sempre me convidava para encher a boca e a barriga.

Quando virou minisserista da TV Globo, recuperou suas liberdade e subiu para as alturas de Higienópolis! Agora teve a esplêndida ideia de trazer o belo talento de Fábio Assunção de volta para nossos olhos. Com a certeza de que não topará mais com as vaidades de Sérgio Viotti, é claro que o belo Fábio Assunção voltará!


* * *

jantar escandaloso

Depois de um período nunca dantes tão longo, voltei a jantar no meu preferido "Antiquarius", com o Manoelzinho sempre agressivamente ausente! Pude ir como convidado de um próspero afilhado.

Para meu grande espanto, o jantar se transformou numa cena de guloso homossexualismo. Meu afilhado comeu lula vorazmente o tempo todo! Ainda bem que isso não afetou meu apetite. Não deixei vestígio da encharcada de ovos que comi!


* * *

um chique, outro também

Gay Talese só pode estar contente. Vai poder usar, hoje à noite, uma de suas roupas e sapatos de altíssimo nível de elegância. O endereço não poderia ser mais adequado: Instituto Moreira Salles! Não só no Rio, como no trecho mais apurado da Gávea.

Uma iniciativa do jornal O Globo como também da Companhia das Letras, aquela que só lança autores de alto nivel literário e lucrativo. Perfeita para o homenageado Gay Talese!

* * *

finalmente juntos

Cinema e futebol nunca se deram muito bem... Não mais! "Zico na Rede", um documentário de uma hora de duração, é um sucesso emocionante. Não tem conversa fiada, não tem sentimentalismos, não tem a biografia do heroi. Nem precisa. Tem gols! Os mais incríveis de um pé direito e de um pé esquerdo também! Tem também gol de bunda cobrando falta e vários de cabeça com muita inteligência! Ser Mengo sempre me fez adorar o Zico com desvario. Ser Mengo é fogo. Nunca pude adorar meu Zico num cheek-to-cheek. Nem mesmo agora vendo o filme. A multidão sempre está lá. RRRRRRR....


Nenhum comentário:

Postar um comentário