12 de jul. de 2009

Datas

AP
Allen Klein, com Yoko e Lennon: um empresário bom de contas e ruim de trato

Morreram
Allen Klein, empresário americano que promoveu os Beatles e os Rolling Stones na década de 60. Filho de judeus húngaros, ele viveu a infância num orfanato. Depois de se formar contador, construiu sua reputação de hábil negociador de direitos autorais. Em 1965, passou a representar os Rolling Stones. Quatro anos depois, John Lennon convenceu os demais beatles a contratá-lo. A banda só durou mais um ano, e muitos creditam a Klein parte das desavenças que causaram a dissolução. O empresário continuou com Lennon por mais três anos. Afastaram-se depois que o músico descobriu que sua mulher, Yoko Ono, era destratada por Klein. Lennon referiu-se a ele de maneira malvada na canção Steel and Glass. Dia 4, aos 77 anos, em consequência de Alzheimer, em Nova York.

IMRE Foeldi/Corbis/Latinstock

Bela Kiraly
Herói da Revolução Húngara de 1956 contra
a ocupação soviética

• o general húngaro Bela Kiraly, comandante militar do levante de 1956 contra o domínio soviético sobre seu país. Conhecido como a Revolução Húngara, o movimento foi esmagado em duas semanas pelas tropas do tirano Josef Stalin. Os outros líderes da revolta foram executados, mas Kiraly e seus homens fugiram pela fronteira austríaca. Considerado um herói por seus compatriotas, o general passou 33 anos refugiado nos Estados Unidos. Só retornou a Budapeste em 1989, depois que o regime totalitário comunista naufragou. Dia 4, aos 97 anos, em Budapeste, de causas não reveladas.

• o travesti Andréia Albertini, que, em abril de 2008, participou de uma farra num motel com o atacante Ronaldo, hoje no Corinthians, ao lado de outros dois colegas de profissão. Andréia, cujo nome de batismo era André Luiz, contou que manteve relações sexuais com o jogador, que ele consumiu cocaína e não pagou pelo programa. Depois, se desdisse. Ronaldo negou tudo e alegou ter sido chantageado. Na sequência do episódio, Andréia estrelou o filme pornô Ela É um Fenômeno. Morreu de meningite e pneumonia decorrentes de aids. Dia 9, aos 22 anos, em Mauá.

SEG|6|JUL|2009

Denunciado
pelo Ministério Público Federal, por lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha e gestão temerária dos fundos do Opportunity, o financista Daniel Dantas. O procurador federal Rodrigo de Grandis o acusa ainda de ter ligação com o lobista mineiro Marcos Valério e com o mensalão. De Grandis afirma que Dantas usou recursos da Brasil Telecom para abastecer o "valerioduto", que distribuía propinas aos aliados do governo Lula. A Justiça decidirá se a denúncia é suficiente para abrir um processo contra Dantas.

TER|7|JUL|2009

Alexandre Durão/Ag. O Dia
Cássia A chimpanzé que "estava com a macaca"

Divulgado
pela Justiça fluminense um processo no qual o Zoológico do Rio foi condenado a pagar 5 000 reais a uma visitante agredida por uma macaca. Há três anos, Rejane Viana foi atingida na testa por uma pedra atirada pela chimpanzé Cássia, hoje com 28 anos. Rejane processou o zoológico por danos morais porque a instituição a acusou de provocar o animal.

QUA|8|JUL|2009

Condenado
pela Justiça do Distrito Federal a 29 anos de prisão o ex-médico Marcelo Caron. Em 2002, duas de suas pacientes morreram em decorrência de lipoaspirações realizadas por ele, que não tinha a especialização necessária. A primeira contraiu uma infecção hospitalar e Caron se recusou a tratá-la. A segunda teve uma artéria perfurada durante a cirurgia.

QUI|9|JUL|2009

Gustavo Miranda/Ag. O Globo

José Alencar
O vice-presidente passou por sua 14ª cirurgia. Deve ter alta na próxima semana

Operado
o vice-presidente José Alencar, de 77 anos. Ele foi submetido a uma cirurgia para a desobstrução de três pontos no intestino delgado. O problema foi causado por um sarcoma, câncer resistente a tratamentos convencionais e contra o qual o vice-presidente luta há três anos. No procedimento da semana passada, os médicos levaram seis horas para extirpar os nódulos responsáveis pelos estreitamentos no intestino. Foi a 14a cirurgia a que Alencar se submeteu nos últimos doze anos. Ele já havia retirado cânceres no rim, no estômago, na próstata e na cavidade abdominal. Deve receber alta no início da próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário